RELATO DOS PROFESSORES SOBRE A APLICAÇÃO DA CARTILHA EXPLICATIVA SOBRE TRÂNSITO
Realizei a leitura da cartilha com os alunos em uma roda de conversa, onde foi possível falar sobre os sinais de trânsito que já eram conhecidos por eles e o que ainda não conheciam. A oralidade foi muito explorada e também foi possível vincular ao livro que tinham lido “Ruas quantas ruas” sugerido na formação do “Pacto pela Alfabetização”.
Eduarda, professora 1º ano “C”
Os conteúdos abordados pela cartilha complementaram o trabalho desenvolvido pela apostila no 3º bimestre sobre meios de transporte e deram suporte para o trabalho. As atividades foram aplicadas aos poucos visto que são alunos do 1º ano, mas geraram muitas discussões que ficaram na oralidade e possibilitou a participação através do relato de muitos acontecimentos conhecidos por eles.
Muitos alunos lembraram da formatura do Projeto Escolinha de Ciclismo Buscapé, em que participaram como expectadores e gostaram muito de conhecer algumas leis de trânsito e placas sinalizadoras. Seria muito bom se o material tivesse vindo para a escola um pouco antes para articular com a apostila do 3º bimestre onde trata deste assunto.
Lígia Roberta, professora do 1º ano “B”
Realizei uma roda de conversa sobre o trânsito e em seguida exploramos os conteúdos abordados na cartilha, que foi muito bom para articular com o conteúdo Meios de Transporte da apostila em que estamos estudando.
Foi possível também acrescentar uma atividade sobre o papel do pedestre no trânsito, onde a pontuação de cada um foi muito discutida entre os alunos pois todos queriam melhorar sua nota resultante da atividade em questão, mas para isso seria necessário mudar seus hábitos, o que foi muito bem explicado por mim para que se sintam responsáveis pela sua atuação no trânsito.
Ana Maria, professora do 2º ano “B”
Foi realizada a aplicação da cartilha através da leitura compartilhada e da discussão de alguns casos conhecidos pelos alunos. Fiz algumas intervenções e desenhei algumas placas na lousa, acrescentando as que foram questionadas pelos alunos quanto ao seu significado. Fizemos a leitura de imagem através de um direcionamento meu e da exploração dos significado das imagens. Surgiram dúvidas que foram sendo esclarecidas e foi montada uma atividade avaliativa sobre o tema para sistematizar e enfatizar sobre a importância da sinalização, utilizando uma HQ (história em quadrinhos) como referencial e com isso foi possível discutir o papel do pedestre e a função do sinal de pedestre nos semáforos.
Luiz Carlos Casagrande, professor do 2º ano “A”
Apliquei a cartilha do trânsito nas aulas de Geografia da maneira que o material sugere. Os alunos participaram bem e procuraram as placas de sinalização ao redor da escola para realizar as atividades descritas na cartilha. Algumas atividades foram desenvolvidas na sala de aula e outras ficaram para tarefa.
O trabalho foi muito bom, os alunos se interessaram e fizeram muitas contribuições orais contando diversas situações vivenciadas por eles próprios e pessoas conhecidas.
Maria Elena Fonseca, professora do 3º ano “A”
Nenhum comentário:
Postar um comentário